Ambiente Virtual
09 a 13 de agosto de 2021

"Consolidando as bases da isotopia forense brasileira"

Prof. Dra. Gabriela Nardoto


Presidente da RENIF

Depois de dois anos de muito trabalho, em que expandimos as fronteiras sobre isótopos forenses no Brasil, a RENIF chega ao estágio de consolidar as bases da técnica no país.
Ao longo desse período, nossa rede de parcerias amadureceu. E já podemos dizer que o Brasil tem hoje um projeto unificado de isótopos forenses. Dezenas de pesquisadores, peritos criminais e demais profissionais da área remam, hoje, numa mesma direção: a direção de integrar e potencializar capacidades laboratoriais já existentes no país e de estabelecer bases de dados nacionais que subsidiem, cada vez mais e no menor prazo possível, o emprego da técnica isotópica para a resolução de casos forenses.
Os primeiros laudos oficiais a utilizarem os isótopos como ferramenta pericial, elaborados pela Polícia Federal em casos de grande repercussão nacional, reafirmam a certeza da importância da técnica, ao mesmo tempo que reforçam nosso ânimo para perseverar na longa estrada do desenvolvimento científico.
No clima de celebração, que já se tornou marca registrada dos nossos eventos, tenho o prazer de dar boas-vindas aos amigos e amigas da RENIF, e também a todos que, pela primeira vez participam conosco do nosso Workshop anual.

Um ótimo evento a todos, e que tenhamos uma semana inspiradora e muito produtiva!