Palestrantes

Palestrantes

Prof. Dra. Gabriela Bielefeld Nardotto

Professora

Graduação em Ciências Biológicas (UnB 1997), mestrado em Ecologia (UnB 2000), doutorado em Ecologia Aplicada (USP 2005) e pós-doutorado pelo CENA/USP (2008). Bolsista PNPD/CAPES (PPG-Ecologia/UnB 2010). Cargo atual: Professor Adjunto IV - Departamento de Ecologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília. Membro permanente do PPG-Ecologia/UnB e PPG-Ciências Ambientais/UnB. Experiência na área de Ecologia de Ecossistemas: funcionamento de florestas e savanas tropicais; uso de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio em estudos ambientais; e na área de Ecologia Aplicada: uso de isótopos estáveis em Ciências Forenses. https://www.eisunb.com/

Prof. Dr. Cláudio Valeriano

Professor

Graduou-se em Geologia (1981) e obteve título de Mestre (1985) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou seu Doutorado em Geoquímica e Geotectônica na Universidade de São Paulo (1993). O estágio de pós-doutorado, desenvolvido na Unversidade do Québec em Montréal (UQAM), Canadá (2000), foi centrado em geocronologia isotópica (datação de rochas pelo método urânio-chumbo), nos laboratórios do GEOTOP - "Centre de Recherche en Géochimie Isotopique et en Géochronologie". Foi docente do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Rio Claro de 1984 a 1989. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Geologia, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde leciona e desenvolve pesquisas desde 1989. Na UERJ, atualmente ministra cursos e orienta alunos de graduação e pós-graduação, e coordena o Laboratório de Geocronologia e Isótopos Radiogênicos- LAGIR, desde sua concepção e implantação.

Prof. Dra. Anelize Manuela Bahniuk Rumbelsperger

Pesquisadora

Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Geologia Exploratória pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Ciências Naturais pelo Swiss Federal Institute of Technology em Zurique, Suíça (ETHZ). Pesquisadora convidada para o Curso Geoquímica Isotópica em CALTECH (USA) e participante do Curso de Geobiologia promovido pela NASA e Agouron Instituto. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Mineralogia e Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: geoquímica de rochas carbonáticas, ambientes deposicionais e geomicrobiologia.

Prof. Dr. Luciano O. Valenzuela

Professor

Pesquisador Adjunto do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (CONICET) na Argentina e Professor Assistente de Pesquisas na Universidade de Utah (USA). Luciano é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Buenos Aires (Argentina) e Doutor em Biologia pela Universidade de Utah. Suas pesquisas estão centradas no uso de isótopos estáveis para o estudo de migrações animais e movimentações humanas, bem como nos efeitos das transições alimentares sobre a saúde humana. Atualmente se encontra desenvolvendo projetos interdisciplinares relacionados à aplicação de isótopos estáveis em pesquisas forenses e rastreabilidade de alimentos.

Prof. Dr. Vladimir Eliodoro Costa

Professor

Possui Graduação em Física e Mestrado em Física Aplicada pelo IGCE-UNESP, Doutorado em Energia na Agricultura pela FCA-UNESP e Livre-Docência em Física Nuclear Aplicada às Ciências da Vida pelo IBB-UNESP. Atualmente é Docente no Departamento de Física e Biofísica do IBB-UNESP e ocupa o cargo de Supervisor do Centro de Isótopos Estáveis da UNESP em Botucatu-SP. Tem experiência na área de Física Nuclear Aplicada, com ênfase na Análise de Isótopos Estáveis e na Atenuação da Radiação, atuando principalmente nos seguintes temas: Identificação de amostras biológicas pela análise dos isótopos estáveis; Avaliação metabólica de organismos pela análise dos isótopos estáveis; e Avaliação físico-energética de biomassa florestal. Atua no ensino de Graduação ministrando disciplinas para o Curso de Física Médica e Biomedicina do IBB-UNESP. Atua na Pós-Graduação orientando alunos de Mestrado e Doutorado nos Programas de Biotecnologia do IB-UNESP e Energia na Agricultura da FCA-UNESP, ambos da UNESP no Campus de Botucatu-SP.
http://lattes.cnpq.br/9417847160081703
https://orcid.org/0000-0003-3889-7514
http://www.ibb.unesp.br/cie

Dr. Murilo Quintans Ribeiro Bastos

Arqueólogo

Realiza pesquisas sobre dieta e migração de populações humanas antigas a partir de análises osteológicas e isotópicas de remanescentes esqueléticos de proveniência arqueológica. Possui cargo de Arqueólogo pelo setor de Antropologia Biológica do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília, com período sanduíche pela Universidade do Sul da Flórida (EUA), cujo tema de pesquisa foi o estudo isotópico de remanescentes esqueléticos de Africanos escravizados sepultados no Brasil e populações pré-colombianas do litoral Sul do país. Possui mestrado pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz trabalhando também sobre a perspectiva isotópica de populações antigas do Sul do Brasil. Realizou graduação em Ciências Biológicas modalidade Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente faz parte da equipe de Resgate pós-incêndio de Acervos do Museu Nacional/UFRJ.

Prof. Dr.João Paulo Sena Souza

Professor

Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília (UnB), com período sanduíche na Universidade da Califórnia, Davis. Mestre em Geografia pela UnB. Professor de Geoecologia do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Colaborador do projeto "Desenvolvimento e aperfeiçoamento de metodologias baseadas em marcadores moleculares e isotopos estáveis aplicáveis aos crimes contra a fauna brasileira", financiado pelo Pró-Forenses (Edital n 25/2014) da CAPES.